TIPOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS IMÓVEIS RESIDENCIAIS EM PORTUGAL
Morada, vivenda, apartamento, rés do chão, parqueamento, assoalhada...?
T1, T2, T3+1...??
Mas o que significa tudo isso?
Temos certeza de que você, que nunca morou ou aprofundou-se um pouco mais sobre Portugal, deve fazer essa pergunta quando começa a procurar imóveis.
Pois, acalme-se. Abaixo vamos esclarecer todas essas dúvidas.
Em Portugal, os imóveis residenciais são classificados da seguinte forma:
APARTAMENTOS: são imóveis que geralmente estão localizados em prédios e que consistem em unidades habitacionais individuais. Podem variar em tamanho e número de quartos, e geralmente possuem uma ou mais casas de banho (banheiros), uma sala de estar e uma cozinha.
MORADIAS: são casas individuais ou geminadas, geralmente com jardim ou quintal. Podem ter um ou mais andares, e geralmente incluem várias divisões, como salas, quartos, casas de banho (banheiros) e cozinhas.
VIVENDAS: são casas maiores, geralmente com um grande jardim, piscina e outras comodidades. Podem ser isoladas ou em condomínios fechados e são consideradas como uma das propriedades mais exclusivas e caras em Portugal.
Para além da classificação acima, os imóveis são divididos por “tipologia”, ou seja, a indicação do número de quartos disponíveis. Essa classificação aparece com a letra “T” seguida do número de quartos (ex. T1 – um dormitório; T2 – dois dormitórios). No caso das Vivendas, ao invés da letra “T”, aparece a letra “V”.
Também é possível encontrar anúncios que dizem “T2+1”. Isto significa que o imóvel tem dois dormitórios e um outro cômodo que pode servir de dormitório, mas na verdade, não foi construído exatamente para esta finalidade (ex. um escritório, que se bem organizado, até cabe uma cama para a visita).
RÉS DO CHÃO: é o piso térreo. Aliás, em Portugal, é muito comum os prédios disporem de apartamentos no rés do chão (térreo) e sem grades nas janelas. Não se assuste, pois o índice de criminalidade é muito baixo, mas também não recomendamos que você saia de casa e deixar as janelas abertas.
PARQUEAMENTO: é a área destinada ao estacionamento de veículos.
ASSOALHADA: é o número de cômodos que uma casa tem para além da cozinha, dispensa e casa de banho. Uma casa com 3 assoalhadas, nada mais é que um imóvel T2 com uma sala.
Agora que você já sabe como interpretar um anúncio de imóvel em Portugal, fique atendo as condições do negócio. Para isto, sempre recomendamos que você tenha a assessoria de profissionais habilitados e experientes na área, em especial no momento da celebração do contrato e análise de documentação.
Nós da CIDADÃO PORTUGUÊS estamos à sua disposição para assessorá-lo neste e em outros assuntos relacionados a sua mudança para Portugal. Conte conosco!